ryden_04

Lembro que lá em 2005, bem no comecinho do DeviantArt e LiveJournal, descobri artistas como Mark Ryden, Ray Caesar, Camille Rose Garcia, Junko MizunoTrevor Brown, entre outros e achava simplesmente O máximo. Lá no meu falecido LiveJournal (era fechado, poucos posts em público), cheguei a entrar em algumas comunidades de lowbrow e babyart.

Depois que me mandei do LJ, parei de acompanhar como fazia antigamente e fiquei um pouco por fora (tem tumblr para isso) de artistas novos de Lowbrow. Por conta disso, fiquei feliz ao encontrar a fanpage Lowbrows e PopSurrealists! Ela é bem completa e vem linkada com o site oficial do artista. Tô adorando voltar para esse mundo underground de arte pop surrealista. Para quem não conhece: O termo “lowbrow” é uma gíria que significa vulgar, inculto, é o contrário de “highbrow” que é o “intelectual”. A arte lowbrow também é conhecida como pop surrealism, urban folk e outsider art. Os artistas possuem referências mais underground como cartoons, tatuagens, quadrinhos, Filmes Trash B, Naïf, cultura gótica (<3), grafite, bandas indies, hot rods, kitsch e, é claro, surrealismo. Saiba mais aqui.

É um mundo a parte, algumas artes são realmente bizarras e cheias de detalhes e é por isso que admiro. Outra coisa: você identifica que é lowbrow pelo traço e tema. Separei alguns trabalhos da fanpage mesmo:

Bunny Mazhari

lowbrow_Bunny Mazhari

Juan Gatti

lowbrow_Juan Gatti

Ana Bagayan

lowbrow_Ana Bagayan

Sergio Mora

lowbrow_SERGIO MORA

Richard J. Frost

lowbrow_Richard J. Frost

Natalie Shau

lowbrow_Natalie Shau

Nouar

581869_585123178174701_806328996_n

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Comentário *