0a064f6bdae91b83d85f9f517bf2667f

Tive a ideia em fazer este post numa manhã chuvosa de terça-feira, enquanto escutava Roxanne (The Police) na Mundo Livre FM. Na hora lembrei do ROSS CAAAAN e percebi que não havia falado desse seriado tão amado por mim e por 99% da humanidade. Lembrando que já comentei sobre Six Feet Under e Sex and the City.

Bom, é  minha visão ATUAL de cada um dos seis amigos. Começando pelas meninas e por ordem de preferência:

Phoebe

Phoebe-Running

A Pheebs é definitivamente a minha pessoa favorita de Friends. Eu adoro o lado esotérico e meio pirado dela, a acho autêntica e com tiradas ótimas. Acredito que sua  personalidade excêntrica é uma válvula de escape por tudo o que ela já passou na vida. Em alguns momentos me identifico com ela: achar que tudo tem um teor “espiritual”, o fato de nunca ter tido um relacionamento super duper sério e entrar em uma crise existencial por conta disso, e não ter medo de passar vergonha. Às  vezes ela se faz de tonta, mas no fundo Phoebe é muito esperta. Afinal, ela sempre teve de se virar de uma forma ou de outra. Podem perceber que os conselhos meio descabidos dela sempre fazem sentido no final das contas. Gosto muito quando ela e o Ross interagem, pois um é o oposto do outro (um mais racional e outro mais passional). E AMO a amizade dela com o Joey.  Sem contar que Phoebe foi muito generosa em ser barriga de aluguel do irmão. Não é para qualquer um não! Love you, Pheebs <3.

Phoebeando: Quando eu morava em Maringá, fazia caminhada pelo Parque Ingá e uma vez resolvi correr igual a Phoebe (estava acompanhada). Super divertido!

Rachel

rach

Eu gosto bastante da Rach por sua evolução durante a série: de patricinha sem noção a profissional competente da Ralph Lauren. Ela também tem tiradas excelentes, é sagaz e sofisticada. É divertida e não tem vergonha de fazer certas palhaçadas. Acredito que o grande erro dela (e da série) foi o relacionamento com o Joey. Eles não tinham química nenhuma e ficou tudo muito perdido. Ainda bem que os produtores perceberam e encerraram o caso a tempo. Sobre ela e o Ross: sim, ela era a lobster dele e vice-versa, mas ao mesmo tempo dava para perceber que era algo que não ia para frente. O que me identifico com ela: ter saído da zona de conforto e trabalhado com algo nada a ver só para começar (ela foi garçonete, eu já vendi curso para duas escolas de inglês), se danar um pouco no amor e ficar sofrendinho olhando a chuva cair na janela (quem nunca hahaha), perdoar exes que foram malandros e gostar de moda. Rachel Green rocks.

Monica

MonicaBoob

Com certeza a pessoa mais chata de Friends. Monica sofre de TOC severo, é neurótica, competitiva e mandona. Não justifica, mas é compreensível: a mãe dela também é uma chata de galocha que coloca o irmão no pedestal, sem contar que a mesma era obesa na adolescência e sofria bullying na escola. Ela precisa de aprovação imediata. O que adoro na Monica é sua persistência (foco):  emagreceu e conseguiu manter o peso, batalhou para ser uma chef de sucesso, é ética (quem lembra do Jon Favreau?) e sempre buscou ter um amor bonitinho. Ela tem um senso de humor afiado e isso conta pontos também.

Explicando porque tenho ~problema~ com a Monica:  minha terapeuta me diagnosticou com princípio de TOC e  fiquei meio assustada. Salvo o Melvin Udall, tenho um certo pavor de pessoas que sofrem desse transtorno. Eu tive que quebrar vários rituais que poderiam me levar a algo mais sério e melhorei bastante. O que acho triste é que a maioria desse povo não procura ajuda ou não quer mudar, prefere ser insuportável (por isso que citei o Melvin, ele quis mudar e fez a declaração de amor mais linda ever). Em suma, pessoas com TOC são chatas bagarai e Monica assim o é, sorry. Chandler e Monica: achei O máximo quando eles começaram a sair, mas a fia conseguiu anular o bobão. Ela mandava e desmandava, e ele atendia. Ficou um casal bem boring. Ela combinava mais com o Tom Selleck (daddy issues). Apesar de tudo, gosto dela :)

Meninos

Ross

rossunagi

Ross sempre foi o meu favorito entre os garotos, fato. O tipo físico dele me atrai, bem como o jeitinho nerd. Porém, ele é super inseguro em suas relações e, por isso, tem um caráter meio questionável. O cara casou 200 vezes em 10 anos e traiu a Rachel, o amor de sua vida. Sim, para mim aquilo foi traição porque não deu duas horas que ela tinha pedido “um tempo” e o lindão já foi para cama com outra mulher. Pô, espera pelo menos uma semana, né amigo! Outra coisa que me incomodou: mesmo gostando da Rachel, ele casou com a chata da Emily e ainda deu o bola fora em falar o nome da ex no altar. Caramba, que mula! Vá se resolver primeiro, mermão… odeio homem frouxo. Gosta da menina e fica sofrendo porque não tem colhões para chegar na amada.

Tirando isso, Ross ganha como o ser mais atrapalhado de Friends, me identifico muito. Melhores momentos: teclado thanks New York; clareamento nos dentes; o talco e a calça de couro; bronzeamento; celebration good times; chateado e bêbado com Rachel e Joey. Ele AMA o que faz e isso é muito digno, apesar de ser chato quando corrige a galera ou insiste em contar algo que ninguém tem interesse. O caráter questionável que comentei acima é a respeito do seu comportamento amoroso mesmo, pois ele tem um bom coração e é sensível. Uma das cenas mais fofas de Friends foi quando ele deu uma bicicleta para Phoebe (depois que ela contou que nunca teve). Aliás, a história em que a Pheebs rouba o Ross (Science Boy) na infância é muito boa. Ross, apesar de tudo, você é meu favorite guy.

Chandler

chandler

Poxa, quem não gosta do Chandler, né? Ele é o favorito de MUITA gente. Eu o adoro e só não é meu favorito porque o acho cansativo com aquela sarcasmo todo para se defender. Sabe aquelas pessoas que não conseguem interagir sem falar bosta? É o Chandler (e eu, hah). Ele tem uma certa dificuldade com relacionamentos, o que me identifico. A Janice o manipulava e a Monica também, sempre achei isso uó porque ele nunca se impunha. Chandler é muito sensível e desesperado para alguém amá-lo.

Ele teve um infância bizarra, já que a mãe escrevia contos eróticos e o pai era travesti (Viva Las Gaygas <3), o que o deixou muito complexado (inseguro, meio misantropo e sarcástico). Obviamente ele tem vários momentos excelentes. Acho legal relembrar a dancinha dele aqui. Chandler, we love you!

Joey

joeyfood

O Joey é aquele tipão clichê bonito/burro/pegador, porém adorável. Como ele foi criado em uma família italiana cheia de mulheres, obviamente sabe o que uma mulher gosta de ouvir.  Assume que é canalha e não está a fim de compromisso, mas quando desenvolve crush em alguém é arrebatador. Às vezes ele parece que tem algum tipo de retardo mental pelas perguntas que faz, mas acho que isso foi resultado de superproteção (a pessoa fica meio infantilizada). Gosto da batalha dele para ser reconhecido como ator, uma pena que ficou meio chatinho quando conseguiu subir na vida. Uma das cenas mais engraçadas dele é a da Gladys. Do Ichiban também. Ele é tipo brother das meninas, principalmente da Pheebs! O que me identifico é a comilança do queridão. Também odeio dividir comida, Joey. Ah, acho linda a amizade dele com o Chandler, o verdadeiro bromance.

Ai ai que saudades de Friends…  mas sou contra em ter reunião ou filme ou que for deles. Vamos deixar em nosso imaginário como sempre foi.

20 Comentários em Análise dos personagens de Friends

  1. <33333

    adorei esse post, lets! concordo com muita coisa que você escreveu.
    meu preferido é o chandler e acho bem bacana a amizade dele com o joey.

    e acho que a pior coisa que aconteceu no seriado foi o relacionamento da rachel com o joey. sério, totalmente desnecessário. achei bem cansativo.

    eu adorava a janice, acho que ela e o chandler davam um casal legal.

    phoebe é muito amor né?

    e a monica é um porre. essa mania dela de querer controlar tudo me irrita um pouco. me lembra bem uma amiga minha que é IGUALZINHA ela e me cansa muito. sério! hahaha

    • aeeer! sobre janice e chandler: combinavam mesmo! mas ele tinha vergonha dela, né? hahaha ah, off-topic: a atriz que faz a janice já namorou o david duchovny na vida real. TÁ BOUA!

      a phoebe é maravilhosa, deveria ter um spin-off dela hahaha

      e ain, não suporto essas monicas da vida, já retiro imediatamente, pois a vida já é difícil e não preciso de gente mais chata ainda do meu lado :/

  2. Só fui ver Friends no fim do ano passado, acredita? Achei muito, muito legal! Tirando a nona temporada (com o lance da Rachel e do Joey), todas são firmeza.

    Meu personagem favorito é o Ross, acho ele engraçadíssimo. O Joey também era muito bom.

    Beijos!

  3. Friends é minha série favorita, mas nunca parei pra pensar de fato pra saber quem é meu personagem favorito!
    Eu acho a Phoebe e a melhor tirada é com certeza ela correndo no parque, eu tenho o sonho de fazer o mesmo no Central Park em homenagem a ela!

    Já do lado dos meninos, eu amo todos, mas o Joey me ganhou no JOEY DOESN´T SHARE FOOOOOD! Me identifico super #karineegoista
    Amei o post e os gifs!

    Beijos,
    Karine

  4. Eu gosto muito de todos, acho que por eles ter esses defeitos fazem com que a gente s e identifique, eu já assisti e assisti tudo novamente e cada vez que vc ver a msm cena vc acaba absorvendo de uma forma diferente, não sei se é so cmg. Dar vontade de ter amigos igual eles <3 rsrs

    • não vem problematizar aqui não, ok? e leia direito porque eu disse que tive princípio de TOC detectado pela minha TERAPEUTA.
      precisa de cuidados e foi que fiz, pessoas com TOC geralmente não se tratam, sabia? se você tem ou conhece alguém que tenha ajude-a porque são pessoas que se tornam insuportáveis com o tempo e acabam se afastando do resto da sociedade e vice-versa. leia aqui: http://www.ufrgs.br/toc/

  5. Nossa, pois tudo comigo é o inverso. Rs. Eu AMO Joey e Rachel, suas tiradas, seus personagens ao longo da série, gostei até do momento ” romance” deles. Gosto muito do Chandler também, ele é um certo equilíbrio para algumas tiradas da série no sentido cômico. Mas pra mim Ross e Phoebe são os mais chatos e ever! Ross porque é sem noção da 1. até a 10. temporada e Phoebe porque parece que vive em mundo paralelo dentro de Friends e isso me incomoda, parece que ela não acompanha o resto, só gostei dela quando ela conheceu Mike e ele a fez uma pessoa normal digamos assim. Mas amo Friends e não canso de assistir.

  6. Definitivamente, “isto” não se pode chamar de uma análise. Não querendo problematizar, mas poderia ter feito as coisas mais divertidas e sem spoiller. 2013?! Espero que após três anos (tecnicamente) e meio você tenha melhorado o suficiente.

  7. Não sei nem o que dizer do comentário do cara acima. Faz 13 anos que a série acabou e a pessoa não quer spoilers? Por favor né, ai já quer demais! Acho que a análise ficou super legal… Ross e Phoebe são meus personagens favoritos também, apesar dos meus amigos falarem mal do Ross sempre (não dá pra odiar, se for pra analisar as mancadas dele, acho que o pessoal tem que ver as de todos os personagens também).
    ADOREI <3

    • Oi Ranielly! também fiquei sem entender o lance do spoiler que o moço que comentou aqui falou. como se spoiler de friends fosse fatal como um GoT da vida, sabe? hahaha fiz até questão em responder porque né, abrir conta no wordpress é mega fácil, ele que faça um blog pra escrever sobre friends de uma forma inusitada e sem spoiler kkkk

      então, existe um amor e ódio muito forte pelo Ross! ele é o rei da mancada e sim, ele chifrou a Rachel, tem nada de break não. mas é que no contexto geral, todos ali dão mancadas porque são seres humanos só que mais engraçados que a vida real. e é disso que gosto de friends :) fico feliz que tenha gostado do post <3

  8. Gostei bastante do post. Eu não gosto da Mônica, principalmente depois que fica com Chandler. Eu gosto pra caramba dele, e parece que ela não o ama tanto quanto ele a ama. O episódio que mais gostei dos dois foi quando ele disse que não gastaria todas as suas economias no casamento, contrariando Monica (embora tenha voltado atrás depois). Entretanto, no meu ponto de vista, quando Ross casou com Emily, ele realmente amava. Sim, Rachel era a mulher de sua vida, mas já não estava apaixonado por ela e sim por Emily. Mas nutria um carinho especial por Rach, por toda sua história juntos, por isso confundiu os nomes.E se Rachel não tivesse aparecido, creio q esse erro não teria acontecido.

  9. Pra mim Ross é o pior personagem. Eu só consigo achar ele pedante, arrogante, machista e preconceituoso. Gente, não me odeiem, mas o cara passa a temporada inteira se lamentando porque a mulher “virou” lésbica. E na verdade ele ainda cita isso nas próximas temporadas também. Além de tratar super mal a Suzan.

    Ainda tem o fato de se tornar um louco-controlador-obsessivo quando a Rachel se descobre profissionalmente e passa a se dedicar à sua carreira. Ele surta achando que ela tem um caso com o Mark.

    No fim das contas, Ross está sempre tentando diminuir a Rachel pelas escolhas, pela profissão ou qualquer outra característica que ele, do alto de sua arrogância, considera inferior. Parece com muito cara que eu conheço e, talvez até por isso, não dá para engolir esse cara.

    • com certeza! Ele tem várias falhas de caráter como homem! e também ficava uma competição entre ele e a rachel para se boicotarem (rachel aparece no casamento dele com a emily, fala pra namorada dele raspar o cabelo etc). um querendo marcar território no outro. e o Ross tentava diminuir to-dos, ninguém suportava a arrogância científica dele (por isso adorava quando a Phoebe discutia com ele). o relacionamento dos dois foi marcado por um coitadismo (da parte da Rachel que resolveu dar uma chance pra um cara que sabia que gostava dela desde infância) e pelo ciúmes e controle dele sob ela, uma mulher que tava crescendo em todos os sentidos).

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Comentário *