seja-voce-mesma-com-ou-sem-maquiagem_1_12

Maquiagem é algo maravilhoso que eleva a autoestima, ajuda a realçar nossos pontos positivos e camufla os negativos. É uma delícia entrar numa loja recheada de batons lindíssimos e sombras coloridíssimas etc e tal. Saber se maquiar é algo prazeroso, melhor ainda quando você sabe aplicar bem o produto (acerta o número da base, principalmente) e fica com uma aparência natural e dibunita. Joia, bacana, eu adoro! Fato: a partir do momento que você passa um rímel, já vai ficar diferente. Seria o equivalente de uma barba para o homem (que faz toda a diferença e pode deixá-lo mais gato).

Porém, existe uma linha tênue entre saber se maquiar para ser você mesma e fazer uma senhora transformação para ser outra pessoa. Conheci o trabalho do make-up artist libanês Samer A. Khouzam em uma matéria da UOL e fiquei boquiaberta com a transformação que ele faz. É sensacional e assustador!  Ele é o rei do contorno facial e faz da maquiagem um photoshop mesmo, ou seja, transforma as mulheres em outras pessoas. Obviamente  que existe todo um valor cultural (libanesas AMAM make mais carregada) e a permissão da cliente para deixá-la como uma boneca de cera. Mas gente, sério, chega a ser um ~pouco~ bizarro. Como assim você se olha no espelho e não se reconhece? E quando você lava o rosto e enxerga a realidade, comofas? Muitas makes que ele faz são para editorais artísticos, só que deve ter muita mulher que faz para o dia a dia também. O trabalho dele é incrível, fato, mas até onde é saudável ficar tão diferente do que você realmente é?

seja-voce-mesma-com-ou-sem-maquiagem_2

O processo de aceitação visual, digamos assim, não é fácil. Já contei aqui que me achava feia na adolescência, morria de vergonha de tudo, principalmente em  ter seios maiores e boca carnuda. E OI? Quem reclamaria disso? Eu odiava meu nariz, meu sonho era fazer uma plástica nele. Ainda bem que minha mãe não deixou, pois até poderia ficar pior, fake, sei lá. Ainda não o acho bonito, o calombo do meio continua crescendo a cada dia. Quem dera ter nascido com o narizinho da Catherine Deneuve ou da Charlotte Casiraghi, mas né, Deus não quis (HAH) e nem quero mais  mexer nele também. Já os seios, eu acabei diminuindo um pouco quando tinha 22 anos e não me arrependo (mas continuo peituda, aer). Mas olha, essa cobrança eterna de estar sempre linda é um fardo. Imagina uma criança de 11 anos querendo ter a sobrancelha da Cindy Crawford?  Eu hein. Sorte que tenho prazer em me maquiar, pois não faria por obrigação não. E ainda bem que a gente envelhece, aprende a se amar e aceitar aquilo que odiávamos na adolescência. Acredito que é por isso que adoramos ver as atrizes sem maquiagem, dá uma sensação de liberdade (muitas são naturalmente lindas)!

seja-voce-mesma-com-ou-sem-maquiagem_1_1
maquiagem de casamento, imagina na lua de mel…

Como disse no início no post, acho o ato de se maquiar algo maravilhoso e divertido. É um momento seu, em que você estuda seu rosto (aka visagismo) e descobre como ficar mais bonita. Eu faço uma maquiagem básica e não fico tããão diferente quando estou sem, só tento destacar mais os olhos (o acho meio sem formato, um amendoado estranho), deixo a pele mais uniforme e vez ou outra coloco uma cor na boca. Quando fiz minha maquiagem para a formatura fiquei bem diferente, bacanuda, é claro, mas diferente do que sou na vida real. O formato do meu nariz ficou de outro jeito e hoje em dia nem gosto muito das fotos do evento por causa disso (aqui uma). Sem contar que eu estava BRONZEADA (volta pra mim, cor!).  Então fica o apelo, vamos usar a maquiagem a nosso favor e sem fazer muita propaganda enganosa também.

seja-voce-mesma-com-ou-sem-maquiagem_4
plástica? magia? apenas maquiagem
seja-voce-mesma-com-ou-sem-maquiagem_5
o contorno na testa dela é diferente
seja-voce-mesma-com-ou-sem-maquiagem_6
vixi

seja-voce-mesma-com-ou-sem-maquiagem_8

seja-voce-mesma-com-ou-sem-maquiagem_natural
esse é um look super aceitável e mais natural que ele postou, gostei! :D
seja-voce-mesma-com-ou-sem-maquiagem_3
só consegui reparar no nosejob fail e o botox nas beiça
seja-voce-mesma-com-ou-sem-maquiagem_7
bem lindo!

Como ficar gata e mais natural em 5 minutos, por Shannon

make_5 min
Básico , simples e já faz diferença

Para segui-lo: Site | Instagram | Fanpage

6 Comentários em Seja você mesma com ou sem maquiagem

  1. Medo! Haha

    Acho que as pessoas precisam usar a maquiagem para se sentirem bem e não se transformarem em outra pessoa. De que adianta ficar “bonita” só para os outros? Porque é isso né, no final das contas você sempre vai se ver sem maquiagem e vai continuar do jeito que realmente é.
    Não gosto dessas maquiagens transformadoras. Esconder manchas/olheiras/espinhas é ok. Realçar teus pontos positivos também.
    Eu sempre fico receosa quando faço maquiagem no salão porque tenho medo de não me reconhecer depois hahaha.
    Falei demais e falei nada ao mesmo tempo haha.

    E ah, você tava linda na tua formatura e tava você, não ficou completamente diferente :)

    • concordo, mig! falou tudo sim. eu acho que, em primeiro lugar, você precisa se sentir super a vontade consigo mesma (com ou sem maquiagem). eu, por exemplo, não gosto de sair sem corretivo nas olheiras. é algo meu, pronto e acabou.

      eu acho incrível maquiagem transformadora, mas só para ver o poder que ela tem e nada mais. não acho saudável e/ou bonito usar no dia a dia. se a pessoa gosta, ok, problema dela, mas para mim não serve. maquiagem é legal para acentuar o que você já tem de bonito e camuflar algo que não curte muito. tudo que é exagerado não é legal.

      ah mig, obrigada! eu me achei muito diferente na formatura hahah gostei da make, mas né, não usaria de novo.

  2. Nunca diga nunca, mas acho que jamais usaria uma maquiagem tão carregada assim. Parece fantasia, uma máscara mesmo. Eu, que tô só no BB Cream, rímel e blush, já me acho uma farsante quando lavo o rosto e as olheiras aparecem… imagina com tanta coisa na cara!

  3. MAS GENTEM! Fiquei assustada mesmo, chega a ser propaganda enganosa sair assim na rua, haha. Acho exagerado demais e não consigo usar maquiagem pesadona, mas não dá pra negar que é uma arte.

    Adorei a maquiagem de 5 minutos, é minha praia, hehe. Amo maquiagem, tô sempre me segurando pra não comprar mais porque ultimamente tenho usado pouco (oi calor!), mas gosto de maquiagens mais naturais e rapidinhas. O combo base + corretivo + rímel + batom já dá uma renovada no visual e deixa com cara de menos desleixada, né? :)

    • é bizarro mesmo, hahah! o cara photoshopa a mulherada ao vivo.

      essa de 5 minutos é a melhor, sou dessas tbm, afinal de contas, não tô indo pro bailão, né? hahaaha acho que um bom corretivo, rímel e batom já fazem a diferença mesmo <3

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Comentário *