foto 111AerAer um visitei pra 2015. Talvez faça mais desses posts, pois adoro (mas dão trabalho, nhé). Quero mostrar a visita que fiz à Residência Belotti que fica muito perto de casa e é um dos pontos turísticos da cidade, principalmente para quem ama arquitetura.

Um breve histórico: a casa foi construída em 1953 pelo arquiteto Ayrton Lolô Cornelsen em estilo modernista, sendo uma das primeiras correntes arquitetônicas de Curitiba. Os donos da residência eram Medoro e Nine Belotti e, neste período, o Paraná passava por um excelente momento econômico. Logo a casa tornou-se um símbolo da modernidade de Curitiba e um marco do progresso urbano paranaense, principalmente na capital.

Lolô aproveitou que a área em questão tem um declive acentuado e utilizou pilotis corbusianos na parte superior do terreno. O acesso é feito por uma rampa e termina em um portão que foi desenhado especialmente pelo arquiteto. O efeito moderno fica por conta da forma retangular da residência e as janelas em sequência. Para a intimidade da família, a linha das janelas eram visíveis somente no interior. As cores escolhidas foram vermelha e branca. A casa tem sala de estar, jantar e bar, varanda, jardim e tinha como finalidade ser funcional.

A restauração foi feita em 2014 e a responsável técnica pelo projeto e obra foi arquiteta e urbanista Gabriele Websky em parceria com Hugo Umberto. Desde então, a casa fica aberta para visitação pública e também para exposições de artistas e venda de produtos diversos pela Carmesim. Ah, é possível alugar um dos quartos para fazer escritório (!!). A entrada é gratuita e dependendo do evento é cobrado um valor digno + 1 kg de alimento não perecível.

residencia belotti 1

foto 2 (2)

foto 233
Máscaras que foram usadas em um desfile de carnaval pelos artistas da Carmesim

residencia belotti 8

foto 1 (1)

foto 422
A sala que virou uma área de exposição
residencia belotti 10
Indo pro fundo da casa: vemos um muro com street art

residencia belotti 9

res belotti 1
Área na parte externa e atrás. Dá para fazer eventos.
residencia belotti 111
Banheiron com belos azulejos
res belotti
A exposição da vez
residencia belotti  4
Olha essa estante!
residencia belotti  5
Também tem lojinha com objetos bem interessantes e um preço digno
residencia belotti 6
Imãs LINDOS da exposição passada


Um tempo atrás a casa foi pichada por marginais (só posso chamá-los assim) e repercutiu bastante, felizmente conseguiram ajeitar. Agora está sem café, mas em breve volta. Vale a pena a visitação!

  • Local: Curitiba – Rua Faivre, 621 (próximo da Reitoria da Universidade Federal do Paraná). De Seg. a Sáb. das 10h às 19h

Para saber mais: FB | Carmesim  | Lolô Cornelsen  | Circulando

2 Comentários em Visitei: Residência Belotti

  1. que casa diferente, nunca tinha ouvido falar! existia um café ali?
    [viu, tentei clicar no primeiro link da carmesim e dá “página não encontrada”, só consegui clicando no link do fim do post hihi]

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Comentário *