ana caro corre mulherada 3Sempre achei a corrida um exercício digno e tem anos que fico nessa de começar ou não, mas sempre desanimo e volto pra estaca zero.  Caminhada volte e meia fazia, porém, estou parada desde o começo do ano e o resultado disso foi 20% a mais  no percentual de gordura no corpo (fiz o primeiro exame de vários em uma nutróloga vegetariana e fiquei deveras preocupada). Esta semana li um texto mega encorajador e sincero sobre corrida. Cheguei a postar na fanpage do blog e bombou! Quem o escreveu foi a Ana Carô do coletivo Corre Mulherada! que contou de forma muito consciente e sem frufru como é aceitar e respeitar o corpo, as dificuldades iniciais da corrida (ser desengoçada, ter vergonha etc) e, principalmente, da recompensa física e emocional que todo esforço proporciona. Enfim, quando terminei de ler, queria sair correndo pelo mundo a fim de me sentir bem como a Carô e a Lena Dunham. Fiquei tão empolgada que pedi pra mig fazer uma participação aqui no Mais 20 Minutos com dicas legais para quem quer iniciar esta atividade viciante. Incentivo é bom e todo mundo gosta Bora:

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ana caro corre mulherada

Oi gente!
Eu sou a Ana Carô, uma das autoras do Corre Mulherada!, um blog onde falamos sobre – adivinha! – corrida. A Letz me pediu para dar algumas dicas para quem quer começar a correr e adorei a ideia. Quanto mais gente se mexendo e tendo prazer nisso, melhor. <3
Provavelmente eu não vou falar nada que vocês já não tenham pensado antes, mas é sempre bom lembrar:

– Faça um check-up. É sempre bom saber se você pode começar a correr ou se tem algum probleminha que precisa ser tratado antes. Não adianta nada pular essa etapa e depois sofrer com dores no corpo ou ter que lidar com alguma outra reação pior.

– Escolha bem sua roupa e tênis. A roupa deve ser leve, não ter muitas costuras ou detalhes que atrapalhem o conforto. Para o tênis, escolha algum que seja próprio para a corrida, com amortecimento e resistência para isso. Provavelmente, ao começar, você vai usar o que já tem em casa. Não tem nada de errado nisso, mas se começar a sentir dores é bom comprar um próprio para corrida. Usar tênis errado pode trazer sérios problemas, é bom ficar esperto com isso.
ana caro corre mulherada 6 – Comece aos poucos. Ninguém passa do “caminhar de casa até a padaria” para “corrida 5k em 30 minutos” da noite para o dia. Está há muito tempo sem exercícios físicos? Então comece caminhando, depois mescle caminhada e trote, passe para alguns minutos de corrida durante o treino e aí sim, para a corrida. Vai levar um tempinho, mas é legal sentir essa evolução. Vai por mim, você vai se sentir super bem ao ir conquistando essa velocidade a cada dia. ;)

– Escolha bem onde correr. Se você já acha um saco caminhar na esteira da academia, provavelmente vai achar um saco correr nela também. Procure um parque, uma praça ou uma região em sua cidade que seja segura e gostosa para correr. Se você só vai ter tempo ou oportunidade para treinar na academia, assista TV ou ouça música. Isso ajudará a não ficar entediado.

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– Monte um treino. É importante saber o planejamento dos seus treinos, saber quando é a hora de aumentar a velocidade ou distância. Você encontrará diversas planilhas na internet, basta escolher a que você mais gosta e seguir.

– Sentiu dores? Procure um médico. Dor pode ser por uso de tênis ou até roupa errada (o top, para as mulheres, é essencial!), mas pode ser que correndo você tenha lesionado alguma coisa. Então, corre pro médico para investigar isso.

– Não se cobre. Acho que essa é a dica mais importante. Como você ainda não corre, não tem como saber se vai gostar. Se começar a correr e não gostar, não tem problema algum em parar e procurar outro esporte que seja mais a sua cara. Se começar a correr, gostar e quiser melhorar cada vez mais, não se cobre quando a evolução for mais lenta do que você queria ou previa. Acima de tudo, divirta-se. Use esse tempo correndo como um tempo só seu, dedicado a você.

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Ana Carô correndo com o mozão dela <3

Se você ainda tiver mais dúvidas, pode ver esse guia do Corre Mulherada!, é bem completinho.
Espero que você se divirta muito! Bons quilômetros!

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Olha que medalha boa que você ganha também (porque todo mundo merece SIM). Nada de neurose. Valeu pelas dicas, Carô <3
Espalhe por aí:

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