ibeyi music

Hoje é dia de apresentar uma dupla que, além de belíssima, canta de uma maneira encantadora. Quem me apresentou foi minha amiga cabeleireira Grazi em um dia que fui maquiar uma formanda na casa dela. Fiquei toda arrepiada por um motivo bem justo: Lisa-Kaindé e Naomi Díaz cantam em inglês e iorubá.ibeji music

O nome da dupla Ibeyi (pronuncia-se ibei ou ibeji) é um orixá de duas divindades gêmeas protetoras das crianças. Na sincretização católica são os santos Cosme e Damião. As duas são gêmeas de 19 anos, logo o nome não poderia ser mais bem escolhido.

As irmãs franco-cubanas são filhas do percussionista cubano Miguel “Anga” Díaz que foi membro do incrível Buena Vista Social Club. Depois da morte do pai, as meninas começaram a estudar música iorubá (que é o dialeto africano, saiba mais aqui) e o instrumento de percussão afro-peruano chamado cajón.

A carreira das gêmeas começou em 2013 com o contrato da XL Recordings, sendo o primeiro disco lançado ano passado (2015).

Quem conhece um pouco de iorubá seja pela religião ou outro motivo, fica completamente arrepiado com as músicas. Além das vozes belíssimas e o ritmo soul/downtempo, elas fazem menção às várias entidades africanas. LINDO. Vale a pena assistir este show no Trianon, inclusive elas cantam para o orixá de cada uma, Naomi é filha de Xangô e Lisa é Iemanjá. Muito bonito:

Para segui-las: Facebook | Instagram

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Comentário *