Netflix foi uma das coisas mais lindas que a modernidade nos ofereceu. As produções estão ficando mano a mano com a HBO (que pra mim sempre foi a melhor) e dia 15 de julho foi o lançamento oficial da nova websérie Stranger Things, escrita e dirigida pelos Duffer Brothers. Em termos gerais, o seriado é um ode aos anos 80. Mas não é qualquer referência e muito menos preguiçosa. É ficção científica e tem muita nerdice, músicas certas, estilo on point, dois atores que foram símbolos nessa época (Winona Ryder e Matthew Modine) y otras cosita más. Eu prometi a mim mesma que não faria binge-watching para não sentir falta depois e obviamente falhei miseravelmente. Comecei ontem (domingo, 24) às 15h e terminei às 03h, depois de parar muitas vezes a fim de segurar. Não consegui, tive de terminar porque tava muito incrível. Vou citar alguns pontos que amei e depois deixo alguns posts legais que já li a respeito para complementar.

WINONA RYDER

stranger things

#FREEWINONA Ela sempre foi uma das minhas musas de infância como contei aqui e obviamente foi um dos motivos que quis assistir a série. Winona estava num hiatus absurdo e voltou com a força toda. Excelente atriz, intensa e agora no papel de mãe. Achei incrível vê-la assim, pois todos sabemos que ela foi uma figura importante nos filmes 80s e 90s, então assisti-la nos anos 80 como MÃE é coisa de louco. O estranhamento é só inicial e bem rápido porque você vê que ela está à vontade no papel e segura bem.

ELEVEN

stranger-things.1.6.2442000.40

A “weirdo” surge do nada e é ponto crucial depois do desaparecimento de Will (filho da Winona). Nossa Carrie infantil dá um show de interpretação corporal, já que fala muito pouco. Sem contar que mostra a interação de menina com meninos, ainda mais tratando-se dos anos 80 em que tudo é “gross”, “meninas, ew”, “Luluzinha vs Bolinha” e essas bobices de crianças. Ela é um tipo de bom selvagem, sabe como? Não? Então vá lê Rosseau que é uma boa referência pra essa série e pra Lost também. AMEI essa personagem.

DUSTIN

dustin

Do quarteto stand by me, o meu predileto. Ele tem um jeitinho todo sem noção, mas é o mais sagaz da turma. Enquanto Mike e Lucas ficam de mimimi, ele tenta apaziguar e arrumar soluções, além de enxergar a Eleven como parte do grupo sem muitos problemas. Deve ser libriano, certeza, hahahaha. Assim como o personagem, Gaten Matarazzo tem Displasia Cleidocraniana que é uma doença genética que dificulta o crescimento dos dentes (leia aqui). Mas veja só, é o charminho do menino e ele parece lidar com o problema de maneira bem adulta, quando diz pros bullies “I told you a million times! My teeth are coming in. It’s called cleidocranial dysplasia”. <3

TRILHA SONORA

stranger music

O que dizer de uma trilha sonora somente com os hits dos anos 80? Meu coração bate forte. Uma das cenas mais bonitas é quando o Jonathan, irmão mais velho do desaparecido Will, mostra The Clash e oferece uma fita k-7 com The Smiths, Joy Division, Bowie, Television etc. Educação musical é tudo para uma criança. A lista da trilha sonora no Spotify está fazendo o maior sucesso na interweb e o link está aqui.

REFERÊNCIAS 80s

13754592_1040951452668002_2040068298860049481_n

A grande sacada da série é ter muita referência honesta de grandes produções oitentistas. É tudo muito bem encaixado e não parece um plágio barato e sim uma grande homenagem a uma década tão divertida e criativa. Tem alguns detalhes que são bem USA como o waffle Eggos, por exemplo. A gente sabe que é algo da década, mas por lá é mais forte. Tirando alguns detalhes, o resto está em nosso alcance e percebido imediatamente: Spielberg, Stephen King, RPG, Star Wars, Del Toro, Alien, John Carpenter, He-Man, Poltergeist e tantas referências da época que são fortes na cultura pop e em nossos corações.

Tem outros detalhes dessa série que só assistindo mesmo! Este post é meu selo de amor e apego ;) AH, recomendo estes posts 1 | 2 | 3 | 4

3 Comentários em A beleza de Stranger Things

  1. que bom que eu deixei pra ler esse post depois porque so vi o episodio com a eleven quebrando o braco do guri ontem lol. falta apenas o eps8 pra eu terminar, consegui assistir em 3 dias, mas devia ter visto um por dia pra nao acabar tao rapido.

    agora, so pra ser a chata do role: acho engracado chamar series da netflix de “webserie”. pra mim webserie eh quando so tem no youtube, sabe? ainda mais que as netflix originals ate concorrem ao emmy e globo de ouro… :P
    mas enfim, eh uma serie maravilhosa e espero que facam mais!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Comentário *