O Dia dos Namorados lá fora é comemorado em 14 de Fevereiro, dia de São Valentim. Aqui no Brasil é em Junho, dia de Santo Antônio, hoje (12). Junho é mais legal porque tem as melhores comidas do mundo por causa da festa junina, mas né? Acho uma data pra lá de comercial? Sim, sem sombra de dúvidas.

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças: “Hoje é um feriado criado pelas companhias de cartão para as pessoas se sentirem feito merda”

Mas gente, acho os cartões americanos vintage de Valentines muito incríveis. É um misto de sem noção com boniteza, sabe? Dizem que o cartão mais antigo data 1415 que foi um poema do Duque de Orleans para sua esposa, quando ele estava aprisionado na Torre de Londres. Depois disso, o Rei Henrique V começou a mandar cartões para uma das (afff) de suas namoradas favoritas como Catherine de Valois. Ele chegou a contratar um poeta profissional para escrever por ele.

Por 1700, reis e duques não eram os únicos que escreviam cartas no Dia de São Valentim. Todo dia 14 de Fevereiro mensagens eram enviadas de Valentine (considerado namorado(a) também), não importando a classe social. Geralmente o cartão vinha acompanhado de um presentinho (e não o contrário como é hoje). Daí virou uma febre amorosa, né? Todo mundo queria receber e mandar um cartão. Era considerado um excelente presente ou até um pedido de namoro.

Esther A Howland

Em 1840 tudo ficou mais bonitinho graças a Esther A Howland que é considerada a “Mãe do Valentine’s day). Esther criava um material muito único e bem feito com rendas e papéis coloridos que fazia muito sucesso entre os enamorados. Depois veio a empresa Hallmark fundada em 1910 por Joyce Hall e a coisa ficou séria. Os cartões que mais amo são os que datam os anos 30/40/50 e geralmente são ilustrados com personagens inanimados ou comidas. Sempre vem acompanhado com uns trocadilhos ridículos (de legais/bonitinhos ou sem noção mesmo, mas adoro e dou risada com esse tipo de politicamente incorreto). Separei uns daqui pra você mandar pro seu mozão. Se não tem, não se preocupe e dê risada porque ser solteiro é bem legal também.

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Comentário *