História da marca Nike

História da marca Nike

Dicas Tendências

A história da lendária empresa Nike começou com o conhecimento de Phil Knight e Bill Bowerman. Phil era um atleta. Ele se dedicava à corrida de meia distância. Bill era técnico de atletismo na Universidade de Oregon. O conhecimento deles foi o início da história chamada Nike.

Phil Knight era ambicioso em tudo e, por isso, foi intencionalmente para a Universidade de Oregon para trabalhar com o talentoso técnico Bill Bowerman. Bill ensinou ao jovem atleta Phil muitos truques para obter resultados. Bill Bauerman priorizava a competição e o trabalho em equipe ao mesmo tempo, de modo que seus corredores pudessem ajudar uns aos outros e se esforçarem para ter um desempenho melhor. Além dos treinos exclusivos, Bill Bauerman implementou uma infinidade de outras inovações. Ele procurou os tênis mais confortáveis para os atletas e até os modernizou ele mesmo.
Blue Ribbon Sports
Foto sneakerfreaker.com
Quanto a Phil Knight, além de seu amor pelos esportes, ele tinha interesse em empreendedorismo. Quando ainda era atleta, Phil percebeu que o mercado americano não tinha uma grande variedade de tênis de corrida. Ou era muito caro ou não tinha qualidade suficiente. Assim, depois de pesquisar um pouco, Phil se deparou com uma empresa japonesa que fabricava tênis de corrida Tiger. Para Phil, seus tênis pareciam ser da mais alta qualidade possível e, ainda assim, não muito caros. Em 1962, Phil pegou algum dinheiro emprestado com seu pai e foi para o Japão, onde comprou um lote experimental desses tênis. Durante as negociações com os japoneses, ele teve que criar o nome da empresa que representava: Blue Ribbon Sports. Assim surgiu o primeiro nome da futura gigante Nike.

Um ano depois, o primeiro lote chegou aos Estados Unidos e, outro ano depois, o ex-técnico de Phil, Bill Bowerman, juntou-se ao empreendimento. Juntos, eles investiram no projeto e se tornaram oficialmente parceiros plenos.

O primeiro lote de tênis foi vendido por meio de atletas e técnicos que eles conheciam. É importante ressaltar que Bill e Phil coletaram o máximo possível de feedback dos atletas para que eles pudessem entender claramente o que precisavam de seus calçados esportivos no futuro.

Em 1965, sua pequena empresa se expandiu e a Blue Ribbon Sports teve seu primeiro funcionário, Jeff Johnson. Ele também tinha uma vasta experiência em atletismo e, portanto, entendia as qualidades mais importantes do produto que estava vendendo. Além disso, foi Jeff quem criou o nome da empresa. Um dia, ele sonhou com Nika, a deusa da vitória, e achou muito simbólico batizar a marca com seu nome.

Em meados da década de 60, a empresa produziu os primeiros tênis de sua própria fabricação. Eram tênis para passar maratonas, criados com tecnologias inovadoras.

A empresa continua a crescer rapidamente, a equipe está aumentando e o faturamento ultrapassa 300.000 dólares por ano. Phil Knight decide se dedicar totalmente aos negócios, desistindo de seu trabalho na universidade.
Logo Nike 1971
Foto reddit.com
Todos nós sabemos o quanto o logotipo da Nike é popular – seu famoso “swoosh”. Ele surgiu em 1971. Na época, Phil Knight ainda estava trabalhando na universidade. Uma de suas alunas, Caroline Davidson, gostava muito de design e Phil a contratou para criar o logotipo da empresa, pagando apenas US$ 35 por ele. Curiosamente, Phil não gostou de nenhum dos logotipos propostos, mas o tempo estava se esgotando e ele teve que escolher entre os que estavam disponíveis. Como o tempo mostrou, o logotipo foi muito bem-sucedido. Com o tempo, além dos US$ 35, Phil deu a Caroline um anel de diamante e algumas ações da Nike. Como é fácil adivinhar, essas ações agora valem milhões de dólares.

Em meados dos anos 70, ocorrem vários eventos importantes na história da empresa. A Blue Ribbon Sports começa a se expandir para fora dos Estados Unidos. Cada vez mais atletas de alto nível estão preferindo a Nike. Os desempenhos e as vitórias nas Olimpíadas tornam os produtos de Phil Knight reconhecidos e populares. Em 1980, a empresa muda oficialmente seu nome para Nike Inc.

A empresa ultrapassa a alemã Adidas no número de vendas do hegemônico dos últimos anos.

Os anos 80 não foram menos bem-sucedidos para a Nike. A receita da empresa ultrapassou US$ 450 milhões. A empresa introduziu talvez sua mais famosa tecnologia Air. Essa tecnologia foi inventada por Frank Rudy, um ex-trabalhador do setor aeroespacial. Uma almofada cheia de ar foi instalada na sola dos tênis, o que fez com que os calçados tivessem boa absorção de impactos. Além disso, com o tempo, essa qualidade não foi perdida, a tecnologia era confiável e durável. Essa tecnologia se tornou especialmente popular em 1987, ao mesmo tempo em que foi lançado o modelo Air MAX. Na sola desses tênis, havia uma pequena janela pela qual era possível ver uma almofada transparente cheia de ar. Esse tipo de visualização da tecnologia agradou aos compradores. O modelo se tornou muito popular.

Jodran Nike
Foto tijd.be
Como já observamos, a Nike cooperou com muitos atletas para popularizar sua marca, mas o papel desempenhado pelo jogador de basquete Michael Jordan não pode ser superestimado.

No início dos anos 80, a líder no fornecimento de tênis de basquete era a Converse. A maneira como a Nike entrou no basquete foi um furor. Em primeiro lugar, os analistas da empresa encontraram um Michael Jordan muito jovem e incrivelmente talentoso, com quem assinaram um contrato após longas negociações. Naqueles anos, a maioria dos jogadores de basquete usava tênis brancos. A Nike criou para Michael tênis vermelhos e pretos. Isso era tão impensável que a Associação Nacional de Basquete multou Michael por essa cor de tênis. No entanto, a Nike viu isso como uma excelente oportunidade de publicidade. A Nike assumiu o pagamento de quaisquer multas do atleta, mas pediu a Jordan que continuasse a se apresentar com esses tênis. O resultado de tal repercussão foi uma enorme fila nas lojas da Nike antes do início das vendas desses tênis Nike Air Jordan.

A cooperação da Nike com Michael Jordan pode ser considerada fatídica. Além de muitos modelos subsequentes de tênis lançados para ele, o próprio Michael acabou se tornando o maior jogador de basquete do mundo. E todas as suas conquistas estão firmemente ligadas ao sucesso da Nike.

Em 1997, a Nike chegou a alocar uma marca separada, a Jordan. Os produtos dessa marca eram associados apenas ao grande Michael Jordan. Até hoje, essa marca continua produzindo vários produtos sob a marca Jordan.

Muitas pessoas já devem ter ouvido falar do slogan “Just Do It”. Esse slogan foi lançado pela Nike junto com sua campanha publicitária de 1988. Até hoje, esse slogan acompanha a empresa e seus novos produtos.
Nike 2000's
Foto almovintage.cz
No início dos anos 2000, a empresa atingiu um tamanho inimaginável, com dezenas de atletas de ponta em parceria, milhares de funcionários, enormes unidades de produção em diferentes países e uma enorme rede de lojas em todo o mundo.

Nos últimos anos, a empresa tem se envolvido em muitas iniciativas de caridade. Ela promove esportes e estilos de vida saudáveis, ajuda a combater a fome e várias doenças. Ela realiza constantemente atividades de proteção ambiental e minimiza as emissões nocivas durante a produção.

Phil Knight e Bill Bowerman deram as mãos e iniciaram sua cooperação. Eles queriam mudar o mundo para melhor, e agora vemos que foram bem-sucedidos.

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